Desbrickar PSP - Ressuscitando o seu console via Kit de Pandora

Escrevi esse artigo bem detalhado para poder esclarecer algumas dúvidas que eu encontrei pela internet e ajudar algumas pessoas a recuperar o seu PSP brickado ou conhecido também como"luz da morte" ou também como peso de papel . 










Como eu sei que o meu PSP está brickado (fully bricked)? Bom, se você já tentou ligar ele com o botão "home/PS" apertado e ele continua na tela preta com a luz verde de energia ligada por cerca de 20 segundos, ele está brickado, com a NAND corrompida. (Exemplo achado no YouTube.)

Este problema ocorre normalmente quando algum procedimento de gravação na Flash está sendo feita e é interrompida de alguma forma, por exemplo como desligar o PSP durante uma atualização ou em um desbloqueio. Também quando ocorre algum erro no meio de um procedimento de desbloqueio.

Para poder arrumar é preciso uma bateria de Pandora, um Magic Memory Stick e um console compatível com o kit.

1)Quais são os modelos recuperáveis?

Primeiro, você precisa saber o modelo do seu console. Abaixo tem o comparativo de cada um:


De acordo com a tabelo do PSP Dev Wiki, todos os modelos 1000 (Fat) e alguns 2000 (Slim) são compatíveis:


Caso você possua um PSP 2000 com a "placa maldita" (TA-088v3) ou um PSP 3000 ou um PSP Go ou um PSP E1000 Street brickado, a única forma de arrumar é substituindo a motherboard do console.

2) Identificando a placa mãe do PSP

Se o seu modelo for o PSP 1000, pule esta etapa.
Bom, não tem muito o que dizer sobre esta parte. Para ver qual é a sua motherboard, precisa instalar PSP Tool no seu psp, mas você provavelmente não vai fazer isso por estar com ele brickado. Outra forma de ver é desmontar o PSP por inteiro para ler na sua placa mãe o modelo:

Mas também eu duvido que você vá fazer isso, pois é mais fácil conferir se ele apresenta algum "sinal de vida" com a bateria de pandora para ver se ele liga sozinho ou não, pois a bateria de pandora ao ser colocada faz com que o PSP ligue automaticamente.

3) Sobre o que ocorre, as baterias e a compatibilidade

Toda bateria de PSP  possui um código serial no EEPROM (um chip - tipo de memória não volátil). A bateria de Pandora nada mais é do que este serial convertido para "0xFFFFFFFF". Acontece que quando o PSP está ligando e identifica este serial, ocorre um bug que ao invés dele tentar ler os dados corrompidos da NAND Flash (Onde fica localizado todo o firmware), o PSP tenta fazer o boot no setor 16, onde fica o IPL (Initial Program Load - é a "alça" do boot que faz com que o firmware seja carregado, ele é localizado no primeiro megabyte da área não-mapeada da NAND Flash do memory stick) que terá o IPL Time Machine inserido (que deve ser colocado com um programa) conseguindo ler os dados (também colocado com o mesmo programa) e permitindo a reinstalação do software na Flash de maneira correta.

Existem duas formas de fazer uma bateria de Pandora. A forma mais famosa é cortando uma conexão de um chip do circuito da bateria, forçando ela a ficar com o serial permanente (que é o menos recomendável).
A outra forma mais simples é usando um outro PSP funcional para poder converter a bateria via software sem precisar abrir nada e sem nenhum dano.
De qualquer forma, a bateria usada precisa ser ORIGINAL e antiga, caso contrário não vai funcionar. 
Aqui vai uma foto com as baterias compatíveis e não compatíveis:
Tomem cuidado ao ver baterias ditas "originais" por comerciantes do Mercado Livre ou AliExpress que são lacradas, pois a SONY não fabrica baterias de PSP há muitos anos. Se você ainda tiver a bateria que veio com o PSP, use ela. Se você for comprar outra, recomendo comprar uma original do PSP Fat usada.
No começo, a Sony ainda fabricava baterias com o serial alterável, mas isso foi corrigido depois de um tempo, mais ou menos quando começaram a vender os modelos 2000 e 3000.

Algumas baterias são feitas APENAS para ser Pandora, como estas da Datel:
já vem com o serial convertido, porém não tem como converter para uma bateria comum, mas serve para recuperar seu console.

Outra bateria que vale à pena destacar é esta híbrida que ao pressionar o botão ela converte o serial para o pandora e ao pressionar novamente ela volta para o serial comum:
(Ps: Se você ouviu falar que a bateria azul funciona também para desbrickar PSPs 3000, pode esquecer. Isso foi um BOATO circulado na internet - veja o vídeo de exemplo achado no Youtube clicando aqui. As duas baterias acima servem apenas para os modelos da lista. Ela só pode ser usada nos demais como bateria comum.)



Existe uma alternativa (que particularmente não encontrei em nenhum lugar para comprar), um conversor externo de bateria. Ele converte o serial da bateria sem a necessidade de um PSP ou de uma alteração no circuito:
(Vídeo achado no YouTube)

Fica a dica, mas duvido que alguém ache para comprar.

As baterias do modelo Slim servem no PSP Fat e as do PSP Fat servem no Slim, mas elas não servem para usar no dia a dia. Você pode usar qualquer uma desde que seja ORIGINAL e antiga para fazer o procedimento. Mas mesmo assim recomendamos que se o seu modelo for o Slim, use a bateria Slim, se for o Fat, use a bateria Fat.

4) Sobre o Magic Memory Stick

Para desbrikar é necessário um Magic Memory Stick, que nada mais é do que um Memory Stick com a IPL Time Machine injetada no cartão para o PSP detectar após o boot saltado ao invés da NAND Flash para o cartão e seus arquivos de instalação para ser acessado e ter o firmware instalado novamente e corretamente.
É recomendado fazer o uso de um Memory Stick que seja Pro Duo, original e que seja entre 256MB a 4GB. Caso o Memory Stick seja falso ou maior que 4GB ou menor que 256MB ou Micro SD, é possível que ocorra falhas ao injetar a IPL, pois o espaço reservado pode ser menor que o necessário, então é extremamente importante que ele seja formatado pelo PSPTool, que maximiza o tamanho da IPL para aproximadamente 1MB.


Também é possível também usar Micro SD em adaptador como Magic Memory Stick, mas contanto que ele seja FORMATADO da maneira correta como dito acima.

5.1) Criando a Bateria de Pandora e o Magic Memory Stick - Método do segundo PSP

(Lembrando que se você usar este método, o próximo método [5.2] pode ser pulado.)

Se você tem um segundo PSP ou conhece alguém que tenha outro PSP e possa te ajudar, esse é o modo indicado para se recuperar o console.
Alguns PSPs não são capazes de alterar o Serial da EEPROM da bateria. TODOS OS MODELOS 1000 CONSEGUEM ALTERAR, ENTÃO SE VOCÊ TIVER UM, NÃO SE PREOCUPE COM ISSO. Já quem possui o modelo 2000, precisa investigar, pois apenas um dos modelos (TA-085v1) é capaz de editar o serial. Segue a lista de modelos capazes de criar a bateria de Pandora:
Quem possui os outros modelos do 2000 tirando o TA-085v1, o 3000, GO, E1000 Street não serão capazes de converter o serial da bateria.


Pra começar, o segundo PSP funcional deve ser estar desbloqueado para executar estas tarefas de conversão. Se ele não for desbloqueado, faça usando este outro tutorial do blog
É importante fazer um backup do PSP, pois você terá de formatar o Memory Stick. Então se não quiser perder nenhum dado, conecte o PSP no USB do computador, copie todos os arquivos do Memory Stick, crie uma pasta no seu PC e cole os arquivos dentro.
Primeiro baixe o PSPTool clicando aqui e extraia a pasta usando o WinRar ou qualquer outro programa de descompactar arquivos. Dentro da pasta "PSPTool 1.00", copie a pasta "PSP".

Conecte o PSP funcional no USB e cole a pasta que foi copiada na raiz do PSP.
Desconecte o PSP e execute o PSP Tool.

Para ver qual é a motherboard e se ela é compatível com a gravação no EEPROM da bateria, vá em
"About"

Agora em "System Information"

Pressione duas vezes para a direita e ali estará o modelo da sua placa mãe.
Compare com a lista de compatibilidade no inicio deste passo e veja se ele é compatível com a gravação de serial na bateria.
Se não for compatível, terá que optar pelo modo da bateria de pandora feito no passo seguinte ou comprar uma pronta. Mas o memory stick pode ser convertido usando este método.

Se for compatível, volte para o início e vá em "Memory Stick Options"


Agora em "Format Memory Stick"

E aceite todos os avisos para confirmar a formatação.

Aguarde a formatação e após o término, aparecerá um aviso dizendo que o aplicativo vai ser fechado. Aperte "o".

Terminando a formatação, conecte o PSP novamente no PC via USB e agora copie novamente dentro da pasta "PSP Tool 1.00" que foi extraída no inicio a pasta "PSP" E TAMBÉM O ARQUIVO "500.PBP".

Vá no Memory Stick e cole na raiz.
Feito isso, desconecte o PSP do PC e abra o PSP Tool novamente pelo PSP.

Vá em "Memory Stick Options"

Agora clique em "Create Magic Memory Stick"

Clique em "Despertar del Cementerio v8 (5.00 M33-4)"

Agora os créditos e algumas informações vão aparecer na tela, você pressiona "o" e o processo vai ser iniciado. Aguarde o término.
(Se der algum erro nesta hora, certifique-se de que todos os plugins do PSP estão desabilitados e que seus temas estão todos definidos em "original".)

Ao terminar, um aviso vai ser mostrado perguntando se você deseja injetar o Time Machine IPL. Selecione SIM.

Agora, outra mensagem vai ser exibida perguntando se você quer tornar o Serial da bateria em "0xFFFFFFFF", ou seja, na Bateria de Pandora, Ou Bateria de Serviço. Selecione SIM.

Uma mensagem vai aparecer pedindo para você escolher um botão para usar para dar boot no Magic Memory Stick. Geralmente o "L" é o mais usado, mas você pode escolher qualquer um outro de sua preferência. Pressione o botão e segure até aparecer na tela, depois solte.

Após isto, o Kit de Pandora foi criado.

Agora você já tem o Magic Memory Stick criado com o IPL injetado e com os arquivos necessários dentro e a Bateria de Pandora criada com o Serial modificado. O Memory Stick e a Bateria já estão prontas para serem usadas no PSP Brickado. Remova-os do PSP funcional e vá para o PASSO 6.

5.2) Criando a Bateria de pandora e o Magic Memory Stick - Método do único PSP

(Se você utilizou o método do segundo PSP, pule esta parte.)
Lembrando que recomendamos utilizar este método em último caso, pois contém mais riscos de erros.
(Se você tiver uma Bateria Datel Tool ou qualquer outra já convertida, vá para a parte do Magic Memory Stick.)

Primeiro você deve criar a Bateria de Pandora abrindo a bateria com alguma faca tomando cuidado para não danificar a parte interna.
O circuito pode variar dependendo do modelo da sua bateria sendo Fat ou Slim.
Localize o chip no circuito que talvez tenha "C04 ou IC104 ou IC04" escrito nele. Tente cortar a conexão correta do chip utilizando talvez uma faca. Tome bastante cuidado nessa parte para não danificar nenhuma outra área do circuito. Use as imagens para auxiliar:

Bateria Slim:
(vídeo encontrado no YouTube)





























Bateria Fat:
(Vídeo encontrado no YouTube)




Após o procedimento, a bateria deve alterar o serial automaticamente para "0xFFFFFFFF".
Você pode fechar a bateria com durex ou alguma cola se quiser.

Agora você precisa criar um Magic Memory Stick.
É aconselhável usar um computador com o Windows XP instalado, pois as versões mais recentes ocorrem um erro ao formatar (Isso acontece tanto com o programa que vai ser utilizado aqui, o PSP Grader 8 quanto o Rains UltraLite MMS Maker 5.00), então se o seu Memory Stick não tiver espaço suficiente para injetar o IPL, não vai ser possível dar o BOOT no PSP. Você pode arriscar e tentar injetar a IPL sem formatar, mas se houver erro, a única forma de fazer isso será tentando usar outro Memory Stick ou usar o Windows XP em outro computador. Você pode também fazer uma máquina virtual (por exemplo usando a Oracle) para instalar o Windows XP e usar o programa.
Para criar o Magic Memory Stick, você deve conectar de alguma forma o Memory Stick no computador usando algum adaptador ou algum acessório que possua a mesma entrada de Memory Stick, talvez alguma câmera da Sony ou outro dispositivo.
(Não se esqueça de fazer um backup dos seus arquivos do Memory Stick. Para fazer isso é só criar uma pasta no seu PC, copiar os arquivos da raiz do Memory Stick e colar na pasta criada.)

Primeiro baixe o PSP Grader 8 clicando aqui e extraia a pasta utilizando o WinRar ou qualquer outro programa de descompactar arquivos. Dentro da pasta "PSPgraderv008", Execute o "PSPgrader.exe" como Administrador e aceite a permissão.

Dentro do programa, selecione o local do Memory Stick (1) e clique em "Create Pandora Stick" (2).
SE ESTIVER  USANDO WINDOWS XP, marque a opção de formatar, se não estiver usando, apague todos os arquivos dentro do Memory Stick manualmente.
(Não marque a formatação caso não esteja usando o Windows XP. Se for possível injetar o IPL no seu Memory Stick, ao tentar formatar, vai dar erro e seu Memory Stick vai ser formatado mas com menor capacidade de armazenamento para o IPL.) Em "Select Trigger Button" você pode escolher qual botão apertar para dar o boot no PSP na hora de iniciar o processo. O Padrão é o "Left Trigger" - "L".

Erro ao injetar o IPL?
Caso este erro seja exibido, você terá de fazer este procedimento num Windows XP ou tentar usar outro Memory Stick que tenha espaço suficiente para o IPL (pode ser usado a formatação feita pelo método do segundo PSP, mas provavelmente não vem ao caso). Lembrando que não se pode ignorar este passo, pois é essencial para dar o boot.

Se nenhum erro for exibido, o processo vai ser carregado e finalizado corretamente com a mensagem "Make MMS is Finished" no final.

Clique em "Close" e você terá o Magic Memory Stick Pronto para ser usado no PSP brickado.

6) Dando boot via Pandora e instalando a OFW

(Antes de começar o procedimento, recomendamos carregar a sua bateria por completo)

Com o kit pronto, primeiro insira o Magic Memory Stick no PSP e abra a tampa da bateria. Mantenha pressionado o botão "L" (ou o botão que foi configurado para o boot) e coloque a bateria. Segure o botão até a tela ligar (demora cerca de 5 segundos). Não é preciso ligar o PSP, pois a bateria faz o console ligar sozinho ao ser colocado.

(Se o seu PSP não ligou a luz verde de energia e você tem certeza de que a sua bateria está com o serial convertido, então o seu PSP não é compatível. Se ele estiver na lista de compatibilidade, talvez o problema seja outro ou você pode ter feito algum passo errado.)

Vá em "Install 5.00 OFW" e clique "X".

Agora aguarde, a flash vai ser formatada e uma versão Original 5.00 será instalada no seu PSP. (Tome cuidado para não interromper o processo ou desligar nesta parte, pois isso poderá corromper novamente a flash e você terá que fazer este passo novamente.)

Ao finalizar, a seguinte mensagem vai ser exibida. Pressione "X" para reiniciar o PSP.

Pronto! Seu PSP foi recuperado!
Lembrando que ele estará já pré-configurado. Você reconfigurar o idioma e etc nas configurações.

7.1) Convertendo o Kit Pandora para comum - Método do segundo PSP

(Se usou o método do único PSP, vá para o passo 7.2)
Se você usou o método do segundo PSP, pegue o PSP que foi usado para fazer as conversões no começo e inicie novamente o app "PSP Tool". (Lembrando que se você tentar usar o PSP Tool no PSP arrumado, não vai funcionar, pois ele precisa estar desbloqueado.)

Vá em "Battery Options"

Vá em "Convert to Normal Battery"

Será gerado um serial aleatório para a sua bateria e ela voltará e ter a mesma função de uma bateria comum.

Agora volte tudo e vá em "Memory Stick Options"

Formate em "Format Memory Stick"

Confirme o aviso, aguarde a formatação e após o termino pressione "o" para sair.

Pronto! Sua bateria e seu Memory Stick voltaram ao normal.
Se tiver feito algum backup antes, você pode conectar o PSP no PC, copiar os arquivos da sua pasta e colar na raiz do PSP e tudo voltará ao normal.

7.2) Convertendo o Kit Pandora para comum - Método do único PSP

(Se usou o método do segundo PSP, pule este passo.)
Se você usou o método do único PSP, para recuperar a bateria é mais difícil. Se você souber soldar chip, poderá abrir a bateria e soldar a conexão do chip que foi solto anteriormente. Caso não consiga soldar o pino ou não conheça alguém que consiga, a sua bateria ficará desta maneira para sempre. 

Se você for usar a bateria de pandora como normalmente, terá de ligar o PSP antes pelo carregador sem a bateria, colocar a bateria e tirar o carregador. Ou você pode deixar o Magic Memory Stick, ligar sempre dando boot por ele e selecionar "Reboot Device". Assim o PSP vai dar boot pela flash, mas você terá de fazer isso toda vez. Ou terá de comprar outra bateria comum.


Se quiser, formate o Memory Stick (mas fazendo isso, você não será capaz de fazer o boot pelo Memory Stick como dito acima. Terá que ligar pelo carregador.)
Vá em "Definições de Sistema"


Vá em "Formatar o Memory Stick"

E confirme.

Pronto! Seu Memory Stick vai ter voltado para o comum.
Se tiver feito algum backup antes, você pode conectar o PSP no PC, copiar os arquivos da sua pasta e colar na raiz do PSP.

8) Atualização

(É IMPORTANTE QUE SUA BATERIA ESTEJA CARREGADA E SEU PSP ESTEJA CONECTADO NO CARREGADOR. NÃO DESLIGUE OU TIRE O CARREGADOR DURANTE ESTA ETAPA.)
Como você viu a versão instalada foi a 5.00. Recomendamos baixar a ultima versão do PSP (6.61) clicando aqui.

Baixe o arquivo "EBOOT.PBP" do site da Playstation e copie. Conecte seu PSP no PC, vá em dentro do seu Memory Stick, agora em "PSP">"GAME" e crie uma pasta com o nome "UPDATE" (sem aspas). Agora cole o "EBOOT.PBP" dentro e desconecte o PSP.
No mesmo lugar onde ficam os jogos, a atualização vai aparecer e você poderá fazer o update pro 6.61. Não interrompa o procedimento após iniciado.

Caso queira desbloquear o PSP na versão 6.61, temos um tutorial ótimo ensinando isso. Clique aqui para ver.

Comentários

  1. Boa tarde, preciso de ajuda, primeiramente parabéns pelo tutorial está bem explicado. O meu problema está IPL que da erro no início, usei um notebook com Windows xp e deu o mesmo erro. Alguma solução?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado. Estranho... Tente injetar a IPL com outro Memory Stick (não formate). Ou se tiver um outro PSP, tente usar o PSP Tool para formatá-lo e depois injete a IPL.

      Excluir
  2. Olá, recentemente meu PSP 1000 brickou do nada. Eu estava jogando Harvest Moon até o ponto que o jogo travou e decidi sair pela home, mas ficava na tela do "Por favor, aguarde" e não fazia mais nada, então decidi reiniciar o console e pra minha surpresa, não ligava mais. Ele até tentava ligar e até aparecia a tela do "Sony Computer Entertainment" mas ficava nela e as vezes até uma das linhas da tela de fundo corrompia (não muito, mas era notável), mas depois nem sequer aparecia essa tela. Um desses métodos funcionaria nele? Gostaria de voltar a jogar nele pq só agora que estou tendo uma experiência com o console de verdade.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O psp bloqueado na ver 6.61 ainda roda jogos em Midia umd?

    ResponderExcluir
  5. Dps de um tempo consegui um segundo PSP (japonês) e tentei desbrickar o original mas sem sucesso. Mesmo com bateria e memory stick modificados para desbrickar, n saia da tela preta. Deve ser alguma coisa mais séria envolvendo hardware. Uma pena pois estava em boas condições.

    ResponderExcluir
  6. Olá. Amigo, meu PSP não avança a tela de data e hora. O poderia ser? Desde já, agradeço a importante ajuda que vc oferece a comunidade.

    ResponderExcluir
  7. CARA, TO DESESPERADO, VC TALVEZ É O UNICO Q POSSA ME AJUDAR, MAIS EU TENHO UM PSP GO, TEM JEITO DE ARRUMAR????? SE SIM MANDAR EMAIL: theoluizalmeida90@gmail.com, ou liga no whats 37 9 9936-8744!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas